Boletim de Ocorrência poderá ser feito através do celular
Nesta semana, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentou o aplicativo da “Delegacia Virtual”. O dispositivo foi idealizado junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem o intuito de facilitar e agilizar o processo de registrar um boletim de ocorrência (BO).
Com o celular em mãos, o usuário abre o aplicativo, digita seu CPF e tira uma selfie, validando o registro. Após a validação, a vítima precisará gravar um áudio relatando a situação, que será, através de inteligência artificial, qualificado de acordo com a natureza do crime.
De acordo com o gerente de Soluções de Inteligência e Procedimentos Policias do Serpro, João Paulo Souza, o aplicativo está em fase de concepção de negócio e detalhamento de requisitos, não tendo então uma data especifica para lançamento. “Contudo, a estratégia será de implantação modular, o que antecipa alguns recursos ao cidadão. Os tipos de ocorrências disponibilizadas ao cidadão para registro por meio da Delegacia Virtual serão definidos por cada UF, dentro da competência e autonomia da Polícia Civil de cada estado”, explica.