Candidatos chegaram cedo aos locais do exame no Acre
O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019, aconteceu ontem em todo o país. Compareceram 3,7 milhões dos 5,1 milhões de inscritos, um total de 72,9%. Um dos maiores percentuais já registrados desde que o Enem adquiriu o formato atual (dois dias de exame).
Mesmo com o tempo chuvoso no Acre, dos 38.649 inscritos, 27.596 estiveram presentes, ou seja, 71,4%.
A estratégia que muitos usaram para não perder o segundo dia de prova foi simples, chegar cedo, antes mesmo dos portões se abrirem. “Vi o céu escuro, achei que iria chover e vim logo,” disse o estudante Diego Silva da Cruz.
O mesmo fez o estudante Felipe Riquelme Brito, “preferi prevenir. A gente passa um ano da nossa vida e perder assim de forma tão fácil, com atraso… por isso eu chego cedo, tento dormir bastante no dia anterior para estar disposto aqui no dia seguinte.”
Mas também houve quem não conseguisse fazer a prova. “Eu esqueci o documento dentro da outra bolsa, agora perdi a prova. Vou ficar só com a nota da primeira,” lamentou a auxiliar administrativa Adriana da Silva.
Reaplicação
Para aqueles que desejam participar da reaplicação da prova o pedido deve ser feito do dia 11 a 18 deste mês. Vale ressaltar que terão as provas reaplicadas aqueles que sofreram com “problemas logísticos, casos excepcionais”, são eles: Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), ou falha de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.