Neymar (2) e Oscar marcaram para os brasileiros
A seleção brasileira venceu a Croácia por 3 a 1 na primeira partida da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo. O Brasil ganhou com dois gols de Neymar e um de Oscar. O Brasil saiu perdendo o jogo no primeiro tempo com um gol contra do lateral Marcelo.
A torcida acreana esteve junto com o Brasil no primeiro jogo da Copa do Mundo. Em pequenas ou grandes aglomerações, o espírito era o mesmo: torcer para uma vitória da seleção verde e amarelo.
No Centro da capital, há poucos minutos do início da partida, passageiros apreensivos aguardavam o ônibus. “Tem meia hora que eu estou esperando e tá demorando muito e pelo menos quero ver o último jogo do Brasil”, disse o estudante Melki Silva.
Às 15 horas, a Avenida Getúlio Vargas estava totalmente sem trânsito. Situação difícil de imaginar para uma quinta-feira, numa das principais vias do centro da capital. Mas é compreensível, por que estréia o Brasil na Copa do mundo. Até o centro comercial ficou na torcida pela seleção. As portas das lojas estavam todas fechadas.
Início de jogo, e por toda cidade, torcidas se aglomeravam. Em um bar próximo à ponte metálica, os clientes compraram as camisas verde e amarelo personalisadas. Uma opção pra ficar com os amigos e sofrer ou comemorar junto o jogo entre Brasil e Croácia. “O inicio do jogo está tenso, mas estreia é assim, fica truncado mesmo, mas o Brasil vai ganhar”, comentou o militar Valber Fonseca.
Aos 10 minutos do primeiro tempo, Croácia abreo placar, e preocupa. Mas, a torcida do bairro seis de agosto estava otimista. “Dá tempo sim, o Brasil vai ganhar”, disse o estudante Michael Freitas.
Com o primeiro gol do Brasil, depois de meia hora de jogo, veio o renovo das esperanças da torcida acreana. E não deu outra, o Brasil foi pra frente, assustou em alguns momentos, mas veio a vitória. No Tucumã, na casa da aposentada que criou a música Hexa Brasil, era só festa. E ela, a compositora Hilda Dias, já havia cantado o resultado. “Esse jogo vai ficar em três a um”, disse no intervalo da partida.
O jogo
Nos dez primeiros minutos, a Croácia teve as principais oportunidades. Aos 6, Olic cabeceou com perigo. Quatro minutos depois, o mesmo Olic aproveitou a subida de Daniel Alves e avançou livre pela esquerda, cruzando para o centro da pequena área. Jelavic não conseguiu chutar e a Marcelo desviou a bola para dentro do gol; 1 a 0 Croácia.
Aos 28, Oscar quase perdeu a bola no meio do campo, mas brigou pela bola e conseguiu tocar para Neymar. O atacante partiu para a entrada da área e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave esquerda e entrou de mansinho, sem dar chance à defesa de Pletikosa.
Aos 40, Neymar tentou passar por Rakitic e foi derrubado a alguns passos da área. O próprio Neymar bateu, mas a bola bateu na barreira e foi a escanteio.
Após sair atrás no placar por uma infelicidade de Marcelo, o Brasil reagiu e passou a ter o domínio do jogo. Com boa participação de Oscar, a Seleção passou a criar chances de gol. Em uma delas, o meia tocou para Neymar que empatou em chute de fora da área. Postada na defesa, a Croácia levou perigo nos contra-ataques e fez o goleiro Julio César trabalhar em alguns momentos.
O segundo tempo continuou com jogo disputado e com chances para os dois times. O segundo gol do Brasil veio aos 25 minutos. De pênalti, Neymar bate com força no canto direito, o goleiro Pletikosa ainda toca na bola, mas ela entra. O atacante brasileiro marca seu segundo gol na partida e coloca o Brasil na frente da Croácia no Itaquerão.
Mas o terceiro gol veio aos 45 minutos, com Oscar. O meia avança rápido pelo meio e, de biquinho, bate no canto direito do goleiro croata, selando a vitória brasileira.
O próximo jogo do Brasil será no dia 17 de junho, na próxima terça-feira, contra a seleção mexicana, em Fortaleza.